Relacionamento pais e filhos
"Uma família infeliz é aquela que permite que outros elementos preencham espaços no lugar do prazer da troca entre seus membros”.
O objetivo é apontar elementos para a reflexão e análise do cotidiano psíquico entre pais e filhos e sua repercussão familiar e social.
Infelizmente a maioria dos pais se preocupa com extrema demasia apenas no futuro material e profissional de seus filhos, sendo que durante décadas há um grande esforço econômico para se atingir tal finalidade. Embora isso seja necessário, pouquíssimos pais se preocupam com outros tipos de herança, como por exemplo, o aspecto pessoal e afetivo de seus filhos. Embora isso seja um fato óbvio, o impacto social desse tipo de educação é desastroso para a coletividade.
Qual o tipo de treinamento afetivo e social que se passa para um filho?
Qual o grau de inibição, timidez ou fuga social do mesmo? Qual a extensão de seus medos interiores e disponibilidade para trocar afeto com outras pessoas? Lamentavelmente boa parte dos pais é absolutamente omissa para lidar com tais questões, o que agrava o problema, ou então usa de dissimulação e disfarce para encobrir tais fatos.
Um dos maiores erros que observamos na relação pais e filhos se dá no tocante ao aspecto material. Aquele pai ou mãe que não possui muito tempo para seu filho, acaba compensando através de presentes ou recompensas materiais. Assistimos isso diariamente. Porém, o fato é muito mais profundo, pois nunca se trata de uma questão quantitativa, mas sim qualitativa. Uma criança não dimensionará sua relação com os pais apenas em termos de tempo, mas também o modo como se desenrola essa relação e os sentimentos de ternura e segurança oriundos da mesma.
Assim sendo, a compensação material por parte dos pais, nada mais é do que um embuste, para que os mesmos escondam sua própria dificuldade de passar afeto, sua falta suprema de treino amoroso.
Autor:  Luzia Soares Maia
AGUARDAMOS JUSTIÇA

JULGAMENTO DO CASO DA MORTE DO MENINO PETHRUS PREVISTO PARA MAIO

       O julgamento do ex-oficial de justiça, Antônio Sérgio Barata da Silva, acusado da morte do menino Pethrus Augusto Maia, está previsto para ocorrer no mês de maio próximo, e poderá ocorrer através de júri popular.
De acordo com a polícia civil, o acusado, atualmente mantido preso no Centro de Recuperação do Coqueiro, em Ananindeua, teria realizado o seqüestro do garoto na tarde de 19 de Abril de 2008, e o assassinou brutalmente. O corpo do menino foi encontrado no dia seguinte, em um lago da Vila de Bacuriteua, em Bragança. Vale lembrar que Antônio Sérgio já responde a outro processo de homicídio, ocorrido em Rondon do Pará, em 1996.
Mensagem do Blog
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver

Apesar de todos os desafios,
Incompreensões e períodos de crise.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas
E se tornar um autor da própria história.
É atravessar desertos fora de si,
Mas ser capaz de encontrar um oásis
No recôndito da sua alma.
É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos.
É saber falar de si mesmo.
É ter coragem para ouvir um “não”.
É ter segurança para receber uma crítica,
Mesmo que injusta.
Pedras no caminho?
Guardo todas, um dia vou
Construir um castelo ...
Fernando Pessoa